About the Book
O objetivo do livro "Vilma Laura Huff Pichler: história de uma mãe cuidadosa e guerreira" é descrever e analisar aspectos da sua trajetória, estilo e exemplo de vida de uma pessoa simples e humilde, que viveu de acordo com os padrões culturais, sociais, econômicos, populares e religiosos de sua época, mas conseguiu abrir-se às mudanças da sociedade do final do século 20 e início do século 21.
A obra não é uma biografia. Apenas apresenta e sintetiza alguns traços da personalidade da mãe, esposa, sogra, avó e bisavó. Agricultora, doméstica, mulher trabalhadora, determinada, guerreira e cuidadosa. Amiga, solidária e presente nas atividades da família e dos familiares, dos amigos e dos vizinhos e dos grupos de convivência das comunidades de Linha Salgado e São Rafael, Ipumirim, SC.
Vilma viveu uma vida ancorada e pautada nos valores, nas virtudes e nos princípios da tradição, da sociedade, da comunidade e da família, porém, repensados, remodelados a adaptados às novas especificidades do mundo, com ajustes, com erros e acertos, para poder acompanhar a evolução globalizada das coisas e das pessoas. Viveu e deu testemunho de sua fé, esperança e amor a Deus, a Nossa Senhora da Salete e Nossa Senhora Aparecida.
Mãe, eis um livro para registrar, à posteridade, em forma de palavras, imagens e depoimentos, aspectos de sua passagem, estilo e trajetória de vida como ser-no-mundo, com-o-mundo e para-o-mundo. Obrigado pela sua existência, sua luta, seu exemplo de ser-no-mundo, no mundo da vida! Sua vida ficou marcada por conquistas, decepções, projetos, aprendizagens e decisões.
Vilma Huff Pichler nasceu em 3 de março de 1940, em Cachoeira, RS, hoje Cachoeira do Sul, RS, e faleceu em 6 de junho de 2022, em Concórdia, SC. Morou em Ipumirim, região Oeste de SC. Viveu 82 anos de vida. Foi casada com Eugenio Pichler, durante 61 anos. Gerou 8 filhos e teve 9 netos e 4 bisnetos. Estudou até a quarta série do ensino fundamental. Foi católica e acompanhou, desde os anos de 1960 até 2018, a participação do Eugenio em diretorias de escolas, igrejas e do grupo de idosos das comunidades de São Rafael e Linha Salgado.
No dizer e na crença de Agostinho de Hipona, "a morte não é nada. [...]. Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho".
Os últimos anos de vida de Dona Vilma foram marcados pelo agravamento de uma doença, com várias internações hospitalares, originada de um problema em uma válvula cardíaca, que gerava acúmulo de líquidos e lentidão no funcionamento de outros órgãos.
Para dar conta desses aspectos e pressupostos, organizamos a obra em quatorze capítulos. No primeiro, apresentamos alguns traços dos Aspectos da família, da infância e da adolescência de Vilma Pichler. No segundo, características da Juventude, casamento e vida da mãe. Depois, no terceiro, descrevemos fatores do Estilo de vida de Vilma: familiares, amigos e comunidade. No quarto, elencamos breves Recordações de algumas viagens de Vilma e Eugenio Pichler. No quinto, expomos o agravamento das Doenças e internações hospitalares. No sexto, descrevemos A dimensão do cuidado da Janete Huff Schütz, da família do Nelson e Clotilde Pichler e de familiares com os pais. Seguindo, sobre os Cuidados com flores e plantas, a grande paixão da mãe. Depois, sobre os Dois pedidos especiais da mãe e suas Orações lidas e meditadas, realidades vivenciadas nas últimas semanas de vida. No nono, a celebração sobre O velório e as letras dos cantos da celebração de Vilma Pichler. No décimo, apresentamos na íntegra a Mensagem de Despedida dos netos de Vilma. Depois, os traços da Finitude e processo de morte e morrer de Vilma Pichler. No décimo segundo, a Nota de Agradecimentos da Família, seguido de Algumas Mensagens dos amigos e conhecidos da mãe aos familiares pelas redes sociais. No décimo quarto, uma síntese das Manifestação dos familiares e amigos sobre o