O Sefer Vayikra, também conhecido como o Livro de Levítico, é um livro que possui uma característica intrínseca, a dificuldade em seu estudo. Esse é o livro que muitos que estudam as escrituras tendem a rejeitar dado o seu caráter técnico, sua difícil e confusa linguagem, sua abordagem de temas "desatualizados" e sua aparência cruel, dado que expressões como "sangue", "abate animal" e "degola" são decorrentes em seus escritos. Contudo, o que poucos entendem é que o Sefer Vayikra é a alma da Torah. Tudo o que a Torah visa ensinar aos seres humanos sobre o que realmente o serviço divino se trata, sobre o que deve fazer uma pessoa para mudar sua concepção existencial e o que deve fazer um homem para agradar ao Mestre através de seu comportamento, se encontram justamente no Livro de Levítico. Em nossos dias é muito comum vermos líderes religiosos, que baseiam de alguma forma sua fé nos escritos da Torah, desenvolvendo filosofias e teologias visando explicar como deve ser observado o serviço divino ao mesmo tempo que possuem pouco, ou até mesmo nulo, conhecimento sobre o que realmente esse livro visa ensinar.
O Livro de Levítico é mais atual do que nunca. Todos os mandamentos que nele há, principalmente os mandamentos concernentes aos sacrifícios, apenas mudaram suas "faces" terrenas, mas, suas contra-partes espirituais continuam concretas e eficazes. Se compreendermos os verdadeiros mistérios por trás de cada uma das leis sacrificiais e formos capazes de aplicá-las nos dias de hoje na forma como esses mandamentos são atualmente observados, atingiremos o verdadeiro motivo da existência do Sefer Vayikra.
E qual seria seu motivo? Seria o perdão? Seria a expiação? Na verdade, tudo isso é mera consequência daquilo que o Sefer Vayikra intenta ensinar. Sua verdadeira razão se esconde na compreensão existencial humana. Todos as leis que há nesse livro não visam a alma e o físico, mas sim a psicologia humana, a maneira como compreendemos nossa realidade e o que devemos fazer para desenvolvermos uma mentalidade elevada e muito diferente da ordinária humana.
Dentre todos os livros da Torah, o Livro de Levítico é o único que é capaz de condicionar a mente humana à uma nova compreensão existencial e de preparar um ser humano para que possa receber a sabedoria divina. O homem que estuda esse livro afundo, não será mais o mesmo!
Sha'arei Torah, Portões da Torah - Vayikra 5 busca elucidar as palavras divinas do Livro de Levítico de maneira mística e espiritual, sempre voltando seus ensinos ao lado comportamental humano. Essa obra segue a forma rabínica de elucidação do Chumash. Serão apresentados comentários sobre os versículos das Parashat Emor.