As cidades e os seus edifícios representam o habitat do homem contemporâneo e têm enormes e multivariadas implicações na qualidade de vida das pessoas. Assim, o projeto e a avaliação de projetos em arquitetura e engenharia são estratégicos para aprimorar a qualidade do ambiente construído.
O processo de projeto e sua gestão constituem também as etapas nas quais as tecnologias e as soluções são concebidas, desenvolvidas e avaliadas, com repercussões em todas as demais etapas do ciclo de vida do ambiente construído, tais como a construção, o uso e operação, a manutenção, bem como a requalificação ou descarte das edificações.
O processo de projeto contemporâneo desenvolve empreendimentos cada vez mais complexos, exigindo soluções projetuais e tecnológicas mais elaboradas e multidisciplinares, avaliadas e aprimoradas continuamente. Neste contexto, o livro Qualidade no Projeto de Edifícios discute a atuação de projetistas e construtores durante o ciclo de concepção, projeto, acompanhamento de execução e uso, considerando diversos agentes intervenientes em cada etapa e os usuários e suas necessidades.
O livro Qualidade no Projeto de Edifícios é promovido pela Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (ANTAC), por meio do Grupo de Trabalho Qualidade do Projeto, e traz como conteúdo as principais discussões, revisadas e ampliadas, dos pesquisadores convidados para o I Simpósio Brasileiro de Qualidade do Projeto no Ambiente Construído
realizado em São Carlos, SP, em novembro de 2009.
Esta obra conta com treze capítulos desenvolvidos por importantes pesquisadores da área e está estruturada em três grandes temas: Qualidade do projeto e percepção do usuário; Tecnologia da informação e qualidade do projeto; Qualidade do projeto, meio urbano e habitação social.