As problemáticas ambientais associadas ao setor agroalimentar impulsionam o consumidor a exigir produtos de maior qualidade com origem em práticas agronómicas económica, social e ambientalmente sustentáveis. Utilizando instrumentação e metodologias de analise normalizadas, estabeleceu-se um ensaio, de modo a obter meloa galia produzida em modo biológico e convencional, avaliando-se comparativamente a sua produtividade e características comerciais. Avaliou-se ainda, a qualidade sensorial e físico-química, no que respeita à textura, pH, teor de sólidos solúveis totais, humidade total, gordura, celulose, e proteína bruta, cinza total, teor de sódio e nitritos, bem como o cálculo de extratos não azotados e avaliação calórica. Comparativamente, a meloa produzida em modo biológico apresentou mais 42% em teor de sólidos solúveis totais, mais 25% de matéria seca, menos 60% de nitritos, a melhor classificação atribuída pelo painel de provadores quanto à suculência, sabor doce e apreciação global, permitindo concluir que o modo de produção biológico, com menor com menor produtividade, resulta em frutos mais nutritivos, doces, suculentos indo de encontro às expetativas do consumidor.As problemáticas ambientais associadas ao setor agroalimentar impulsionam o consumidor a exigir produtos de maior qualidade com origem em práticas agronómicas económica, social e ambientalmente sustentáveis.
Utilizando instrumentação e metodologias de analise normalizadas, estabeleceu-se um ensaio, de modo a obter meloa galia produzida em modo biológico e convencional, avaliando-se comparativamente a sua produtividade e características comerciais.
Avaliou-se ainda, a qualidade sensorial e físico-química, no que respeita à textura, pH, teor de sólidos solúveis totais, humidade total, gordura, celulose, e proteína bruta, cinza total, teor de sódio e nitritos, bem como o cálculo de extratos não azotados e avaliação calórica.
Comparativamente, a meloa produzida em modo biológico apresentou mais 42% em teor de sólidos solúveis totais, mais 25% de matéria seca, menos 60% de nitritos, a melhor classificação atribuída pelo painel de provadores quanto à suculência, sabor doce e apreciação global, permitindo concluir que o modo de produção biológico, com menor com menor produtividade, resulta em frutos mais nutritivos, doces, suculentos indo de encontro às expetativas do consumidor.