A presente obra prende o leitor desde o primeiro parágrafo. O experiente Petrucio Chalegre apresenta os próprios sucessos como plano de fundo para seus Cinco Princípios dos Interesses Coincidentes, inundando o livro com situações em que viveu intensamente a implantação de ideias simples, quiçá revolucionárias, no mundo da produção industrial e sua consequência nas vendas de uma empresa.
Teoria das Filas, Teoria dos Jogos, Estatística Elementar e Curva Nor-mal, ABC, Paretto, estão todos presentes neste livro para embasar os Princípios, mas o mais importante elemento apresentado para grudar tudo isso é o conceito oriental da interdependência. Uma pequena ação de um único funcionário, mesmo que seja um ajuste de apenas 1 milímetro em uma máquina produtiva, pode alterar positivamente toda a cadeia produtiva de uma empresa, aumentando suas vendas em vários pontos percentuais. Por outro lado, uma decisão mal tomada ou feita de maneira ególatra pode levar ao fracasso de todo um projeto. Interdependência toca diretamente na coletividade, e Chalegre esbanja exemplos para ilustrar sua importância, tema difícil de encontrar em tantos livros de negócios.
O autor mostra ainda que os Interesses Coincidentes referem-se, em primeiro lugar, ao âmbito social da empresa, à coleção de seres humanos integrados para fazer aquele organismo andar para frente. Construir um ambiente saudável em uma empresa requer, antes de tudo, coragem e determinação: coragem para ir contra o status quo das teorias do dia a dia e determinação para mexer com o que Chalegre chama de a variável mais complexa da mudança: a cultura vigente.
Ao concluirmos este livro, temos a sensação de que ele poderia se chamar A Melhor Empresa para Se Trabalhar ou A Empresa Humana, tal a satisfação de ver conceitos tão simples e tão evidentes sendo aplicados em empresas de vários segmentos com resultados eloquentes, diretos e aferíveis. Petrucio Chalegre mostra, com sua experiência de muitos anos, que a empresa pode ser sim um organismo vivo, saudável, com corpo e mente alinhados. E para se ter isso basta entendermos que tudo está interligado.