Os médicos acreditam que o alcoolismo não é apenas um hábito pernicioso de beber álcool, mas sim uma doença grave. Ele tem natureza tanto somática, devido à qual a dependência fisiológica do álcool se desenvolve, quanto psicológica, causada pelas peculiaridades da psicologia de um alcoólatra. O alcoolismo também é um problema econômico, social e pessoal que afeta muitas pessoas. Ele prejudica não apenas a saúde dos bebedores, mas também os seus destinos e os de seus entes queridos.
Mas como recuperar minha sobriedade anterior? Eu estava ansioso para estudar informações em busca de uma resposta para uma única pergunta: "Como parar de beber?" Na maioria das vezes, não havia conselhos reais e métodos práticos e guias científicos que realmente ajudassem as pessoas a encontrar a vida sóbria que tinham antes. Encontrei apenas conselhos vazios e francamente estúpidos. Por exemplo: "Tome uma decisão, faça exercícios, mude seus hábitos". Esses conselhos estúpidos não levaram a nada. Após uma extensa pesquisa, percebi que 97% das informações disponíveis na internet sobre a dependência do álcool são lixo total e bobagens que nem mesmo as crianças levariam a sério. Infelizmente, isso não me ajudou a avançar um centímetro na superação da dependência.
Mas eu não desisti e continuei procurando. Comecei a estudar livros científicos e literatura médica. Assim, aos poucos, comecei a encontrar meu caminho e, o mais importante, informações que pareciam ser a verdade. No entanto, os textos não estavam escritos em linguagem simples. Tive que ler um livro dez vezes para entender o que ele estava dizendo.
Após minhas longas pesquisas e estudos constantes, entendi os verdadeiros mecanismos dos efeitos do álcool na psicologia de uma pessoa. Entendi o que me fazia sucumbir e voltar a beber. Quando soube a verdade, me senti como Colombo quando descobriu a América. Fiquei feliz por minha longa busca ter sido bem-sucedida. E, mesmo que tenha levado mais de três anos, fiquei emocionado. Tinha a chave para a sobriedade que compartilho com você neste livro.
Revelo os segredos e práticas científicas que aprendi em vários livros que li e escrevo este guia, incluindo resumos seguros desses manuais sobre psiquiatria e neurologia.
Muitos dos principais centros de tratamento do alcoolismo no mundo usam esses princípios em seus programas sem álcool. Devo dizer que não criei nada de novo. Apenas peguei esses princípios científicos que se mostraram eficazes para milhares de outras pessoas e os apresentei de forma compreensível. Quando apliquei esse conhecimento à minha vida, parei de beber sem dificuldades. Também parei de fumar e me livrei de outras dependências bastante facilmente. E seguindo meus conselhos, você certamente deixará de beber para sempre.