Sous vide (francês), também conhecido como cozimento prolongado em baixa temperatura, é um método de cozimento no qual os alimentos são colocados em um saco plástico ou frasco de vidro e cozidos em banho-maria por mais tempo que o normal (geralmente de 1 a 7 horas)., até 72 horas ou mais em alguns casos) a uma temperatura regulada com precisão.
O cozimento a vácuo é realizado principalmente por meio de máquinas de circulação de imersão térmica. A temperatura é muito mais baixa do que a comumente usada para cozinhar, normalmente 55 a 60 ° C (130 a 140 ° F) para carne vermelha, 66 a 71 ° C (150 a 160 ° F) para aves e mais alta para vegetais.
A intenção é cozinhar o item uniformemente, certificando-se de que o interior esteja bem cozido sem cozinhar demais o exterior e reter a umidade.
O cozimento sous-vide é muito mais simples do que você imagina e geralmente envolve três etapas simples:
Ligue o seu fogão de precisão a uma panela com água e defina o tempo e a temperatura de acordo com o nível de cozedura pretendido.
Coloque a comida em um saco selável e prenda-o na lateral da panela.
Termine dourando, cozinhando ou grelhando os alimentos para adicionar uma camada externa crocante e dourada.
Com controle preciso de temperatura na cozinha, o sous vide oferece os seguintes benefícios:
Consistência. Como você cozinha os alimentos a uma temperatura precisa por um período de tempo preciso, pode esperar resultados muito consistentes.
Gosto. A comida é cozida em seus próprios sucos. Isso garante que o alimento fique úmido, suculento e macio.
Redução de residuos. Os alimentos preparados tradicionalmente secam e criam resíduos. Por exemplo, em média, o bife cozido tradicionalmente perde até 40% de seu volume devido à secagem. O bife cozido com precisão não perde nenhum volume.
Flexibilidade. A cozinha tradicional pode exigir sua atenção constante. A cozedura de precisão leva os alimentos a uma temperatura exata e mantém-na. Não há necessidade de se preocupar em cozinhar demais