About the Book
Partindo-se dos conceitos de "Ação Social" em Max Weber, Durkheim e outros, apresentaremos, nesta obra, axiomas relativos às ditas "Ações Sociais Irracionais" contemporâneas, isto é, a "formas pós-modernas de "ações sociais alienadas ou irrefletidas", instituídas como valor social, e que têm feito com que os diferentes homens, pertencentes às diferentes culturas, em escala global, vivam como se fossem também de fato "seres autômatos", relegados a condições existenciais ideológicas, especializadas, fragmentadas, embrutecidas, delimitadas e/ou mesmo tecnicamente simbólicas de ver e de interagir com o mundo. E, o mais trágico: fazendo-se, ao mesmo tempo, com que esses mesmos homens, alienadamente desconhecendo seus estados de irracionalidade sistematizada: - Sintam-se quase sempre "hiperconscientes", oniscientes ou sábios quando, na verdade, radical e essencialmente possuídos por ideias conservadoras, culminados, inclusive por meio de etnocentrismos e xenofobismos, no desenvolvimento de posturas genocidas e/ou biocidas em escala global ou planetária;
- Sintam-se em processos de inovação e/ou mudanças, sem, todavia, nesses mesmos ideológicos sistemas capitalistas, de fato mudarem, seja no sentido micro/subjetivo, seja no macro/social/político.
O "homo sapiens", entende-se, foi e tem sido diuturnamente assassinado pela vida dita "civilizada e/ou socializada capitalista", com seus ranços tecnológico-Cartesianos, Positivistas, Pragmáticos e, sendo assim, no seu lugar, foi e/ou tem sido também colocado o homem copiador e reprodutor, isto é, decodificador mecânico de iconografias e/ou símbolos. Na primeira parte, demonstraremos como se deu esse processo de embrutecimento cognitivo humano, ou seja, como é que, a partir do surgimento do Antropocentrismo aliado ao desenvolvimento da Ciência ou das ciências, com seus ranços Cartesianos, Pragmáticos e Positivistas, foram também se sistematizando diferentes formas de "Ações Sociais Irracionais".
Na segunda, apresentaremos conceitos estruturais referentes às "Ações sociais irracionais" presentes, de forma sistematizada, enquanto valor social, nas sociedades ocidentais capitalistas pós-modernas.
Na terceira, realizaremos uma breve e sucinta consideração sobre o que postulamos que deva ser entendido como fundamento para a retomada das "Ações Racionais".
About the Author: CLEBERSON Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas) é natural do Rio de Janeiro, formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação, Pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos, Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Pedagogo, Livre-pensador, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos), etc. Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] "ESTATUTO FILOSÓFICO" (ministrado e coordenado pela professora Dra Lilian do Vale); e "POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA" (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili). Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005); no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000); e realizou vários cursos livres e/ou de aperfeiçoamento nas áreas da filosofia e da psicanálise por instituições diversas, entre elas a FGV (Fundação Getúlio Vargas) e a SBPI (sociedade brasileira de psicanálise integrada). De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campos universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc. Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Cleonice Puggian (UNIGRANRIO), Carla Imenes (UEPG), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), entre muitos outros. Atualmente, dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, no sentido do aprimoramento, da superação e do desenvolvimento humano; à realização de palestras acadêmicas e multiorganizacionais e à produção de obras nos mais diversos campos do saber.