INTRODUÇÃO
Preparar mais vegetais e cozinhar em casa é uma estratégia simples que pode melhorar muito sua saúde. Além disso, pesquisas relataram que preparar alimentos em casa está associado a menos consumo de fast food e dinheiro gasto em comida.
Um dos primeiros passos para cozinhar mais em casa é aprender diferentes maneiras de cozinhar vegetais frescos. Essas habilidades permitirão que você faça dos vegetais a estrela de suas refeições, o que, por sua vez, fornecerá toneladas de nutrientes benéficos e levará a uma saúde melhor.
Métodos básicos de cozinhar legumes
A. CORTAR
Cortar é o mais básico possível, e é algo que os cozinheiros caseiros experientes podem dar como certo. Mas nem todo mundo aprende a cortar, cortar e julienne vegetais quando criança. É por isso que cortar é a primeira e principal habilidade a ser dominada se você quiser se tornar um cozinheiro melhor e comer mais vegetais.
B. VAPOR
Cozinhar a vapor é uma técnica antiga para preparar vegetais. Às vezes é esquecido, mas realmente faz o trabalho! Além disso, pesquisas mostram que cozinhar alguns vegetais no vapor pode 8 preservar seus nutrientes mais do que outros métodos de cozimento. Cozinhar um vegetal no vapor significa expô-lo à água quente para amolecer os alimentos e torná-los mais macios.
C. EBULIÇÃO
Ferver legumes é uma das maneiras mais fáceis de prepará-los. Embora a fervura possa fazer com que alguns nutrientes sejam drenados dos vegetais para a água, esse não é o caso de todos os tipos de vegetais. Às vezes, ferver é a maneira mais eficaz de cozinhar batatas e outros vegetais de raiz firme, mesmo que alguns nutrientes sejam perdidos. E se você está comendo uma variedade de vegetais cozidos e crus, não precisa se preocupar em preservar a nutrição ideal de cada refeição.
D. SALTEANDO
Refogar um vegetal significa cozinhá-lo em algum tipo de gordura em fogo alto. As gorduras mais comuns usadas no refogado são azeite extra virgem, óleo de abacate, manteiga e até óleo de coco. Você também pode adicionar alho picado, ervas e especiarias e/ou sal e pimenta a um refogado.
E. MARINANDO
Quando você começar a ficar mais confortável na cozinha, poderá criar marinadas para legumes! Escovar ou embeber legumes em uma mistura de azeite, especiarias, ervas e outros aromas antes de cozinhá-los pode aumentar seu sabor e maciez 9 depois de cozidos. Legumes marinados podem ser salteados, assados ou grelhados.
F. ASSANDO
Se você é novo em assar vegetais, não tem ideia do que está perdendo! A torrefação transforma completamente os sabores e texturas dos vegetais crus. Muitas pessoas acham que os vegetais que eles absolutamente odeiam comer crus são alguns dos seus favoritos para comer assados.
G. CONSERVAÇÃO RÁPIDA
A decapagem rápida é uma técnica simples e divertida para preparar legumes. Mesmo que a decapagem possa parecer intimidante, fazer conservas de vegetais (picles de geladeira, não do tipo estável na prateleira) é incrivelmente fácil. Com um pouco de vinagre, açúcar e especiarias, você pode conservar praticamente qualquer tipo de vegetal.