No ano 2311, as maiores nações da Terra preparam a primeira viagem tripulada para Alpha Centauri, o sistema estelar mais próximo. Numa Terra superpopulosa, em meio ao caos de 30 bilhões de habitantes, a humanidade concentra suas esperanças nessa ambiciosa conquista espacial.
Mas, longe do centro do poder mundial, o inventor do sistema que permite ao homem viajar a 64% da velocidade da luz sente-se excluído. Reduzido a mero colaborador de sua invenção, ele usa seus últimos recursos para construir uma nave própria. Ajudado por seu pai, um ex-prisioneiro condenado pela morte da esposa e da filha (que ele jura terem sido abduzidas), juntos têm planos de serem os primeiros a conquistar o espaço.
Mas eles não são os únicos, pois algumas dezenas de pessoas acompanhavam sorrateiramente a construção da nave. Desde prisioneiros condenados à pena de morte, que depositam as últimas esperanças na possibilidade de fugir do planeta, a ex-soldados considerados traidores, perseguidos pelo governo, até mães desesperadas por salvar os filhos que viviam à margem da sociedade, descobertas por procriarem sem autorização do Estado e excederem a cota populacional mundial.
Numa operação que envolve sequestro e a ameaça de uma explosão nuclear, a grande nave consegue ser a primeira a sair do sistema solar, levando consigo toda sorte de seres humanos.
Poderia ser o fim de uma aventura, mas é apenas o começo. O grupo de astronautas incidentais vai se ver diante de algo que não imaginariam, nem mesmo em seus mais ousados sonhos.
Se estabeleceu o primeiro contato.
Diante de uma verdade que tanto buscaram, agora terão que lutar pela própria vida e pela salvação da humanidade que desejaram deixar para trás.