Somos criaturas de tempo. Ele afeta cada momento de nossas vidas. No entanto, quando estudamos a Bíblia, nosso foco tende a ser os princípios e personalidades, em vez de como os eventos dessa história de redenção foram perfeitamente cronometrados por Deus. Como meu próprio estudo do cronograma da Bíblia abriu meus olhos para algumas das grandes verdades de Deus, tenho o objetivo de mostrar para o maior número possível de pessoas quão rica é a experiência de estudar a Escritura com foco no timing de Deus.
A Segunda Carta de Pedro 3:8 diz: "Contudo, amados, há um princípio que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia"(nkjv). Quer esse prazo seja preciso ou não, esta passagem sugere que um dia do tempo de Deus é muito diferente do que é para nós, Sua criação. É difícil para mim compreender como um dia é como mil anos e mil anos são como um dia, mas é assim que parece a Deus.
O Todo-Poderoso está acima do tempo. Ele criou o tempo e opera dentro dele, no momento que Ele escolhe. Deus pode entrar e sair do tempo como Ele deseja. Wayne Grudem afirma, com razão, que "é evidente em toda a Escritura que Deus age dentro do tempo e de forma distinta em diferentes momentos no tempo".[i]
Gênesis 1:26 nos diz que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Apesar de ter sido criada à imagem de Deus, a humanidade foi predestinada a passar uma quantidade finita de tempo na Terra, como aprendemos em Gênesis 6:3: "Então, declarou o Senhor: "Por causa da malignidade do ser humano mortal, o Espírito que lhe dei não permanecerá nele para sempre; portanto, ele não viverá além dos cento e vinte anos!'"(nkjv). De acordo com esta escritura, Deus limita a vida dos homens a menos de 120 anos devido à presença do pecado no mundo. Passamos muito deste tempo esperando que Deus aja!
Deus Todo-Poderoso usa o tempo de maneiras diferentes. Às vezes Ele o usa para disciplinar seus filhos. Como Ele fez com os israelitas em muitas ocasiões, Deus nos colocará em situações de "espera" para nos disciplinar, para nos abrandar e para fazer ajustes em nossas vidas.
Deus também usa o tempo para exibir Seu magno poder. Por exemplo, em tempos conturbados, experimentamos a graça e a misericórdia de Deus, lembrando-nos de que os problemas não duram para sempre. Tempos de dificuldade podem nos ensinar sobre a soberania de Deus. Seja para nosso bem ou para a glória maior de Deus, o tempo é uma ferramenta em Suas mãos.