About the Book
Escrever, analisar e interpretar aspectos da história de vida de uma pessoa é uma tarefa complexa. Essa complexidade é explicada porque o ser humano possui múltiplas dimensões de ideologias, culturas, religiões, profissões, tendências, desejos, frustrações, sonhos etc. Esse trabalho torna-se mais desafiador ainda, quando se estuda uma pessoa inserida numa sociedade como a brasileira, a qual, bem sabemos, é formada por diferentes etnias - indígena, portuguesa, espanhola, afro-brasileira, cabocla, alemã, polonesa, italiana etc.
Sendo assim, o objetivo do livro é descrever, analisar e interpretar alguns aspectos da vida e da atividade pastoral e sacerdotal do Pe. Geli Griza. De origem italiana, possuía traços específicos de sua cultura. Era extrovertido, brincalhão, amigo, alegre, hospitaleiro, bondoso, generoso, religioso, corajoso, trabalhador e desprendido. Porém, se precisasse, era enérgico, firme, decidido e direto.
Dessa forma, conhecer e escrever sobre a vida do Pe. Geli Griza requer muita responsabilidade e não é uma tarefa fácil. Além do mais, estamos muito próximos de sua atuação histórica. O distanciamento faz com que se compreenda e se busque interpretar com mais profundidade sua vida e atividade pastoral.
Para alcançar o objetivo da investigação e a síntese dos dados e das informações encontradas e registradas, nos apropriamos do método fenomenológico.
O método fenomenológico procura apreender, compreender e interpretar o fenômeno investigado assim como ele é, como se apresenta à consciência do pesquisador, de forma evidente, indo à coisa mesma, desprovido de preconceitos e opiniões alheias, captando àquilo que é essencial à intencionalidade da consciência, oriundo de forma indutiva da experiência, fundamentado em vivências, ações e intenções com os outros e com o mundo.
Geli Griza nasceu em 26 de setembro de 1939 e faleceu, de acidente de carro, no dia 04 de janeiro de 2017. Viveu 77 anos, 3 meses e 8 dias. Foi ordenado sacerdote em 1969, na Igreja da Paróquia Sagrada Família de Ipumirim, SC, Diocese de Chapecó, SC, pelo Bispo D. José Gomes e atuou como padre durante 48 anos em diversas Paróquias. Mas foi em Ipumirim que Geli Griza deixou seus rastros e marcas históricas, a serviço do Povo de Deus, identificando-se principalmente com as pessoas e grupos mais simples, humildes e pobres, ajudando a construir o Reino de Deus.
Escolheu, estudou e amou a Igreja, dedicando-lhe toda a sua vida em função do Reino de Deus. Geli ajudou a abrir os caminhos para construir uma Igreja engajada, acessível, assimilável, aberta, leiga, com uma linguagem clara, simples e direta, comprometida com as necessidades materiais e espirituais do povo, principalmente das famílias e das comunidades de Ipumirim e da região.
O livro está estruturado em 9 capítulos, organizados nessa sequência. O primeiro, intitulado Da Itália ao Brasil, do Rio Grande à Ipumirim: Vida e família de Geli Griza, aborda alguns aspectos do itinerário histórico de sua família; depois, o segundo, sobre A caminhada dos estudos nos Seminários Menor e Maior; o terceiro, descreve a sua caminhada de Ordenação sacerdotal; o quarto enfatiza a atividade realizada nas Paróquias onde o Pe. Geli Griza trabalhou e outras funções exercidas em Ipumirim; o quinto fala sobre As comunidades da Paróquia Sagrada Família de Ipumirim, SC; o sexto analisa a necessidade da Leitura e formação permanente, sempre almejadas e concretizadas pelo Geli; o sétimo apresenta algumas Ações, lembranças e ensinamentos do Pe. Geli Griza; no oitavo, aparecem vários Depoimentos de pessoas próximas e, no último, há uma homenagem a uma pessoa discreta, simples, sábia e humilde Diva Pramio e o seu cuidado para com o Pe. Geli Griza.