INTRODUÇÃO
A cozinha mexicana consiste nas cozinhas e tradições culinárias do país moderno do México. Suas primeiras raízes estão na culinária mesoamericana. Seus ingredientes e métodos começam com as primeiras comunidades agrícolas, como os maias, que domesticaram o milho, criaram o processo padrão de nixtamalização do milho e estabeleceram suas formas de alimentação.
Os alimentos básicos de hoje são nativos da terra e incluem: milho (milho), feijão, abóbora, amaranto, chia, abacate, tomate, tomatillos, cacau, baunilha, agave, peru, espirulina, batata doce, cacto e pimenta. Sua história ao longo dos séculos resultou em cozinhas regionais baseadas nas condições locais, incluindo Baja Med, Chiapas, Veracruz, Oaxaca e as cozinhas americanas do Novo México e Tex-Mex.
A cozinha mexicana é um aspecto importante da cultura, estrutura social e tradições populares do México. O exemplo mais importante dessa conexão é o uso da toupeira em ocasiões especiais e feriados, principalmente nas regiões Sul e Centro do país.
Há uma percepção comum de que a comida mexicana é picante e pesada, mas, na verdade, a verdadeira comida mexicana tem uma profundidade de sabor - com sua combinação de sabores salgados e terrosos - e uma leveza fresca de seu uso generoso de ervas frescas, vegetais e citrino. Na maior parte do México seria muito incomum colocar queijo em tacos, enchiladas ou tostados, por exemplo, e se fosse usado seria um queijo de panela mexicano (um queijo branco, macio e fresco).