Então, amigos, estamos vendo como decodificar a voz de Deus. Existem várias maneiras pelas quais Deus fala conosco. O texto que veremos hoje é 1 Samuel capítulo 3. Mas apenas em termos introdutórios, é possível que você já esteja ouvindo Deus. A questão é que ou você não está atento ou não entende quando Ele fala ou não foi ensinado sobre como decodificar o que Ele está dizendo.
E assim, nesta breve exortação, gostaria que olhássemos para as cinco maneiras pelas quais Deus fala conosco. Cinco maneiras. E são por voz audível, por revelação e revelações divididas em visões, transes e sonhos. Pelo testemunho interior, esse é o número três. Número quatro, por profecias ou palavras de conhecimento. E o número cinco, pela palavra escrita.
Mas pode haver outras maneiras, porque Deus pode usar qualquer coisa para falar conosco. Você sabe, então Ele usa várias maneiras e meios para se comunicar conosco. Como o profeta apóstata, Balaão, que Ele usou a jumenta para falar com ele depois de avisá-lo para não amaldiçoar os filhos de Israel. Ele insistiu em ir e Deus lhe disse para ir em frente sob um cenário de vontade permissiva. Você pode ler essa história em Números 22:21-39.
E no caminho, seu burro começou a falar com ele quando ele começou a açoitar o burro. O burro recebeu a voz humana e começou a falar com ele. E havia um anjo que estava bem na frente deles com uma espada ️ desembainhada para atacar Balaão, o profeta apóstata.
E então não queremos colocar Deus em uma caixa, mas existem cinco maneiras pelas quais Deus fala na maior parte do tempo. E então queremos olhar para eles um após o outro, então os cinco. Agora, antes de continuar, você entende que ao ler as escrituras, você vê até mesmo no jardim do Éden, Deus descendo na viração do dia e discutindo com os humanos, isto é, Adão e Eva, e dando um passeio com eles, espírito a espírito. E então vemos isso. Vemos como ele desceu para avisar Caim, ele deveria ter cuidado porque o mal foi planejado contra ele e ele deve dominá-lo. Para que ele não vá em frente e mate o irmão, foi avisado com antecedência. E então, quando ele realizou a intenção do seu coração, movido pelo ódio, Deus veio e discutiu com ele: "Onde está seu irmão?" e Caim respondeu: "Sou eu o guardião do meu irmão?" isso é Deus falando com o homem e o homem respondendo a Deus. Esse relato está em Gênesis 4.
E continuamos onde Enoque andou com Deus e não foi porque Deus o levou.
Depois descemos até Noé, o primeiro dilúvio que encheu a terra. Vemos ali que Noé recebeu instruções específicas e o desenho da arca. E assim houve uma comunicação contínua com detalhes sobre o que precisa ser feito, a medida, as dimensões, as alturas, a largura e tudo isso, o número de animais que deveriam entrar e tudo mais .
E ele continuou e continuou. Vamos a Abraão, onde Deus chamou Abraão para deixar seu país. Ele falou com ele. Não era uma coisa estranha. Não era algo raro Deus não falar com os humanos. Deus falou com um dos reis que queria assumir o controle da esposa de Abraão e negociou com eles no Egito. Esse foi o Faraó. Eles foram capazes de dizer quem falou com eles. No Egito, isso aconteceu. E então nos filisteus, o rei dos filisteus, Abimeleque, Deus também falou com ele em sonho. E havia um noivado acontecendo no sonho. Você consegue vencer isso? Este é alguém que não tem nenhum relacionamento com Deus e Deus estava falando com ele. Então continuamos e continuamos e continuamos.
Temos cenários onde Ele falou com Paulo. Paulo estava a caminho para prender cristãos, encarcerar, matar. Ele era um pecador, essencialmente com zelo piedoso...
E em nossos dias, Deus ainda está falando. E então eu quero olhar para a voz audível.
Embaixador segunda-feira O. Ogbe