INTRODUÇÃO
Em muitos casos, uma oportunidade de aprender novas técnicas é planejada. As sobremesas sempre foram uma agradável surpresa, mas também constituem um complemento importante para o fornecimento de nutrientes na alimentação diária. Eles contêm elementos nutricionais, como frutas, leite, ovos e elementos energéticos, como açúcares e gorduras. São as sobremesas que adoçam a vida se consumidas com moderação. Existem sobremesas que se preparam na hora ou com antecedência, para gosto de fazer muitas receitas de sobremesas desde que damos o toque final de uma refeição. Uma boa sobremesa destacará a satisfação dos alimentos anteriores, agradando ao paladar já que existem sobremesas em todas as temperaturas e texturas (ao mesmo tempo, quentes, frias, geladas e mistas).
As sobremesas sempre tiveram um significado maravilhoso, mágico e estimulante para as crianças. Mesmo muitos adultos não conseguem passar o dia sem experimentar alguns doces deliciosos. Na verdade, as sobremesas tornaram-se um complemento ideal em toda a gastronomia.
A origem desses alimentos açucarados remonta a tempos imemoriais, mas uma das sobremesas mais solicitadas e com história é o chocolate, cuja origem estava na América, onde era consumido pelos indígenas astecas. Quando os espanhóis provaram o "chocolate", que é como os astecas chamam o chocolate, ficaram agradavelmente surpreendidos e o levaram para a Europa onde foi processado e transformado no tradicional chocolate que conhecemos hoje.
A existência de sobremesas é marcada por uma grande variedade de tipos e estilos. Você pode escolher sobremesas que nada mais são do que simples doces como algodão doce e balas, mesmo aquelas que são verdadeiras comidas como bolos e queijos.
Nesta secção apresentaremos uma série de receitas que nos permitirão preparar estes deliciosos componentes da gastronomia.
O termo 'bolo' vem da antiga palavra 'kaka'. O Oxford English Dictionary registra o primeiro uso da palavra "bolo" no século XIII. Os bolos antigos eram consideravelmente diferentes do que consumimos hoje. Os primeiros bolos eram aromatizados com frutas secas e nozes e pareciam pão e mel. Os egípcios foram os primeiros a adotar técnicas avançadas de panificação. As sobremesas na Europa medieval incluíam pão de gengibre e bolos de frutas. A criação de bolos foi auxiliada por avanços na panificação e na disponibilidade de ingredientes para cozinhar. Em meados do século XVII, foram introduzidos bolos redondos com cobertura semelhante aos bolos de hoje.
No período neolítico (9.500 aC), as tortas foram usadas pela primeira vez como sobremesa. Eles eram conhecidos como galettes e eram torrados na brasa com mel e outros grãos. A inclusão de frutas de padeiro, mel e nozes para servir o faraó foi a gênese
da pastelaria. A tumba do rei Ramsés II é adornada com desenhos relacionados a essa tradição. Por causa da variedade de componentes e situações, mudanças na fabricação de tortas são comuns.
Uma "sobremesa" é um prato servido após o jantar. As sobremesas são tipicamente doces, mas também podem ser pratos de sabor forte, como queijo, como em bolo de queijo. A sobremesa é derivada do termo francês antigo "desservir", que significa "limpar a mesa". A sobremesa é freqüentemente confundida com a palavra deserto (observe o "s"), que se refere a um pedaço de terra nu com areia como solo.
Isso ocorre principalmente porque se você servir um almoço medíocre, mas uma ótima sobremesa, as pessoas se lembrarão de você mais como sobremesa do que como refeição.