About the Book
Os valores do capital, nos quais ressaltamos o Consumismo, o Individualismo, a Meritocracia e a Mercantilização de todas as coisas, sejam elas materiais e/ou imateriais, têm sido estabelecidos como corolário de estado, sistematizados como conteúdo-ético pedagógico das instituições educativas, nas quais destacamos direta e sistematicamente a escola, uma vez que: - Nela não se ensina a aprender a aprender;
- Nela não se desenvolve a autonomia intelectual dos sujeitos da educação (alunos e educadores), mas apenas se minimiza e adestra o pensamento.
II
Se o verdadeiro "cidadão" é aquele que, além de possuir os direitos de cidadania, é também o que possui condições intelectuais para criticamente poder participar dos rumos da polis, pode-se dizer que, nessas sociedades, onde a alienação e a exclusão social são diuturna e ideologicamente fabricadas, a democracia é também uma ferramenta de domínio das elites conservadoras por meio da ditadura das maiorias, dado que uma coletividade insana exercendo inconsequentemente o direito de participação é tão nefasta, tirana e/ou potencialmente genocida quanto qualquer regime totalitário.
Esta obra, sendo assim, objetiva não somente instrumentalizar os excluídos para poderem conquistar a emancipação ou autonomia intelectual, mas também, na mesma via, para possibilitar o desenvolvimento dos caminhos rumo à tomada de consciência crítica e ao consequente aperfeiçoamento das condições à participação.
Esperamos que ela possa contribuir, nesse sentido, à formação de uma geração potencialmente transformadora de si e da realidade do mundo hostil em que se vive.
O autor
About the Author: CLEBERSON Eduardo da Costa (mais de 100 livros publicados, muitos deles traduzidos para outros idiomas) é natural do Rio de Janeiro, formado pela UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/1995-1998), Pós-graduado em educação, Pesquisador, Professor universitário, Especialista em metodologia do ensino superior, Pedagogo, Livre-pensador, Licenciado em Fundamentos, Sociologia, Psicologia e Filosofia da educação, Didática, EJA (educação de Jovens e adultos), etc. Além disso, foi aluno Especial do Mestrado em Educação (1999-2001/PROPED/UERJ), Matriculado, após aprovação em concurso, nas disciplinas [seminários de pesquisa] "ESTATUTO FILOSÓFICO" (ministrado e coordenado pela professora Dra Lillian do Vale) e "POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA LATINA" (ministrado e coordenado pelo professor Dr. Pablo Gentili). Estudou também no curso de MBA em Gestão Empresarial pela FUNCEFET/RJ/Região dos Lagos (2003-2005) e no curso de Pós-Graduação em Administração e Planejamento da Educação pela UERJ (1999-2000). De 1998 a 2008, atuou como professor de ensino superior (Instituto Superior de Educação da UCAM/universidade Cândido Mendes) nos campos universitários de Niterói, Nova Friburgo, Araruama, Rio de Janeiro, Teresópolis, Rio das Ostras, etc. Participou (em sua trajetória profissional e/ou intelectual acadêmica) de diversas pesquisas, como, por exemplo, o projeto UERJ-DEGASE, relativo à (EJA) e também em pesquisas centradas em problemáticas políticas, filosóficas e pedagógicas com professores renomados, como Pablo Gentili (UERJ/CLACSO), Carla Imenes (UERJ), Cristiane silva Albuquerque (UERJ), entre muitos outros. Escreveu trabalhos como "a caridade da educação e a educação da caridade"; "metodologia participava"; "fundamentos epistemológicos de Aristóteles," etc. e publicou, em inglês e português, nos EUA, Inglaterra e demais países da Europa, os seguintes livros: *PEDAGOGIA DA MEDIOCRIDADE; *CATÁSTROFE NA ESCOLA: A NEGAÇÃO *CONSENTIDA DE DIREITOS; *HUMANIZAÇÃO & AUTONOMIA INTELECTUAL; *APRENDER A APRENDER; *SEGREDOS DA SUPERAÇÃO; *SEGREDOS DA PROSPERIDADE; *A COMPLEXIDADE DO ÓBVIO; *CHIP DA IGNORÂNCIA; *AMAR SE APRENDE AMANDO; *TEORIA FILOSÓFICA DA EXISTÊNCIA DE DEUS; *PRAGA DOS (A) MAL-AMADOS (A); *EMANCIPADOS & MEDÍOCRES; *SÁBIOS, PRÓSPEROS & FELIZES; * PÉROLAS DE NIETZSCHE. Atualmente dedica-se à docência universitária; a pesquisas em educação; a consultorias relativas à educação, etc.